Contexto e Importância do Programa Brasil Mais Produtivo
O programa Brasil Mais Produtivo foi relançado em novembro de 2023, com um objetivo claro: atender 200 mil micro, pequenas e médias empresas até 2027, utilizando um aporte total de R$ 2,037 bilhões. As PMEs são a espinha dorsal da economia brasileira, representando 99% dos negócios e gerando cerca de 80% das vagas de empregos formais
Segundo o governo, houve um aumento significativo na abertura de novos negócios, com 859 mil novos empreendimentos só em 2023, o que incrivelmente demonstra o potencial de crescimento nesse setor.
Modalidades de Apoio e Impacto Esperado
O investimento inicial de R$ 160 milhões da modalidade Smart Factory está projetado para impactar positivamente a produtividade de aproximadamente 8,4 mil MPMEs, utilizando inovações em cerca de 300 projetos desenvolvidos. Isso representa uma oportunidade única para as empresas melhorarem suas operações e expandirem seus mercados.
O programa Brasil Mais Produtivo abrangem consultorias em transformação digital, que auxiliarão as PMEs a otimizar processos, aumentar a eficiência energética e implementar tecnologias emergentes.
Apoio das Entidades
Entidades como Sebrae e Senai desempenham papéis cruciais nesse processo, oferecendo consultoria para identificar e resolver gargalos de gestão e produção, além de fornecer acesso a cursos e ferramentas de gerenciamento.
O Que Vem pela Frente
Com o apoio técnico e financeiro de organizações como a Embrapii e o BNDES, as PMEs estão em uma posição privilegiada para adotar tecnologias digitais avançadas. Isso inclui a instalação de sensores digitais, interconexão de sistemas através da nuvem e o uso de Big Data e Inteligência Artificial.
Estima-se que, até 2027, a digitalização das empresas industriais aumente de 23,5% para 90%, o que é um sinal claro da mudança e atualização que o país necessita.